Nome genérico: Killi Notho. Guentheri Gold
Nome científico: Nothobranchius Guentheri
Aquário mínimo: 15 litros
Habitat original: África Região: lha de Zanzibar, costa da Tanzânia no leste da África.
Família: Aplocheilidae
Ph: min: 6.5 max: 8.0
Temperatura: min: 20 ºC max : 30 ºC
GH: min: 5 max: 8
Tamanho máximo: 5 cm
Agressividade: Peixe de índole pacífica. Não costumam ser agressivos.
Alimentação: Sao peixes carnívoros, predadores de micro-fauna, por isso devem ser alimentados com pequenos alimentos vivos tais como náupilos de artêmia, enquitréias, microvermes, etc. Ocasionalmente podem ser utilizados alimentos secos, em pequenos flocos.
Características: Esta espécie é excelente saltadora, por isso o aquário deve ser bem tampado para evitar a perda de alguns exemplares. O aquário deve ter áreas densamente plantadas e pedaços de madeira para servir de esconderijo. A utilização de plantas flutuantes para ofuscar a luz também é recomendado.
Reprodução: Essa é uma espécie de killifish anual, de fácil reprodução. Adicionar no máximo 2 ou 3 fêmeas e um macho no aquario de criação. O fundo do aquário deverá ser de turfa, ou se preferir adicione um recipiente (pote) de boca larga com turfa dentro. A desova acontecerá quase que diariamente, assim que ocorrer a desova retire a turfa e aperte suavemente para remover o excesso de água. Armazene em um saco plástico durante o período de incubação, que é de 2 a 3 meses (diapausa), em seguida, retorne a turfa para um aquário. Os ovos devem eclodir após 24 horas. Os alevinos devem ser alimentados com infusórios e pequenas trocas paricias da água deve ser feita regularmente.
Dimorfismo sexual: Os machos são mais coloridos que as fêmeas e possuem nadadeiras dorsal, caudal e anal mais longas. As fêmeas, geralmente são cinza-claro, menores que os machos e possuem as nadadeiras transparentes.
Comentários: O Nothobranchius guentheri é um killifish africano anual relativamente fácil de manter em aquários. É sensivel ao Oodinium e deve-se ter cuidado com baixas temperaturas. Muitos criadores utilizam uma pequena quantidade de sal na água para evitar doenças (1 colher de sopa para cada 10 L). Deve ser mantido em trios - um macho e duas fêmeas. O aquário para reprodução pode ter aproximadamente 15 L ou mais, "pelados" e sua manutenção de preferência de 15 em 15 dias com trocas de 50% da água. Como são killifishes anuais, desovam no substrato, que pode ser turfa ou pó de xaxim (em extinção, não compre!) entre outras coisas. No caso dos nothos que liberam os ovos superficialmente no substrato, o mesmo não tem necessidade de ser muito alto. Possuem grande produtividade de ovos. Algumas pessoas cobrem todo o fundo do aquário com turfa, mas o ideal é utilizar potes pequenos pois facilita na hora de recolher e a quantidade de substrato utilizado é menor. Ele deve ser recolhido a cada 20 dias, retirado o excesso de humidade, embalado e guardado passando por um periodo de dipausa, que nesta espécie é aproximadamente 2 meses. Os alevinos nascem bem pequenos, mas no segundo dia, depois de ter consumido suas reservas, podem ser alimentados com microvermes e artêmia recém eclodida. O crescimento é rápido, sendo que em média com 2 meses já estão sexados, se ministradas trocas parciais d'água diarias e boa alimentação, este tempo pode baixar para 1 mês e meio, e com mais alguns meses os peixes já estarão completamente formados. A alimentação deve ir variando à medida que os peixes forem crescendo. Geralmete têm dificuldades em aceitar rações, por isso é necessário ter disponível alimento vivo e variado.